Já conversamos um pouco sobre o sistema de transmissão então é bom comentar um pouco sobre os sistemas de freio. Afinal é uma “pequena” besteira deixar a moto muito boa para acelerar e no momento crucial descobrir que ela não para.Os freios mais usuais são o a tambor mais antiquado e ineficaz, pois dissipa menos calor e o a disco mais moderno, se é que podemos chamar de moderno uma coisa que já existe a tantas décadas, e funcional por melhor dissipar o calor.
Alem da melhor frenagem o freio a disco tem a vantagem de exigir menos manutenção, repare bem que foi escrito menos manutenção e não manutenção zero como alguns espertalhões fazem por ai. Devido a ser hidráulico o freio a disco se auto ajusta, não sendo necessária aquela manutenção mais preventiva, mas vale à pena conferir sempre o nível de fluido do reservatório, ele estar no nível mais baixo muitas vezes não é indicio de que o fluido vazou e sim que está na hora de trocar as pastilhas. Para isso é só dar uma olhada nas pastilhas de freio, através de uma régua e a manual de sua moto será possível verificar se está na hora de trocar ou não a pastilha de freio.
Agora o freio a tambor é um pouco mais chato, como ele não se ajusta automaticamente é muito importante estar sempre ajustando a folga do cabo ou varão de acionamento do freio. E através da marca na lateral do tambor é possível atestar o desgaste da sapata do freio sem ter de desmontar o tambor. Lembrem-se o manual é um grande aliado, lá será possível adquirir mais informações sobre o desgaste desses componentes e como os mesmos funcionam.
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Troca de Óleo
Muitos dizem que o óleo da moto é como se fosse o sangue dela, e por isso devemos cuidar dele muito bem. Mas ao contrario do que muitos acreditam, trocar óleo a cada 1000 Km é besteira, um desperdício na verdade monetário e ambiental. Hoje em dia com toda essa preocupação ambiental o que antigamente era “pão durismo” é considerado consciência ecológica, mas voltando ao assunto. A não ser que o manual da moto peça, afinal algumas motos como cg 125 que não possuem filtros de óleo substituíveis e sim um interno que deve ser limpo de tempos em tempos.
O segredo é seguir o que diz o manual de sua moto, algumas a troca deve ser feita a cada 5000 Km outras a cada 3000 Km, e sempre utilizar óleo do padrão especificado pelo manual. Óleo assim como muitas coisas tem prazo de validade, mesmo que a quilometragem não tenha sido atingida, a cada 6 meses o óleo deve ser substituído e se possuir filtro de óleo intercambiar uma troca sim uma não para a troca do mesmo . Outra coisa que não deve ser feita é utilizar óleo de carros em moto. Isso ocorre porque óleo de automóveis tem aditivos para diminuir o atrito das partes móveis do motor, e como a maior parte das motocicletas têm embreagem banhada a óleo, o mesmo faz com que a embreagem patine e não funcione corretamente.
Como sempre o manual de sua moto explicara como deve ser feita a troca, caso queira se arriscar. Alem disso trará informações importantes quanto à quilometragem, nível e tipo de óleo a ser utilizado. O óleo deve ser depositado em local apropriado para não agredir ao meio ambiente, normalmente postos de gasolina fazem coleta de óleo. No mais é cuidar para que o “sangue” das nossas companheiras esteja sempre em dia para não danificar o “coração” de nossas maquinas.
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