sexta-feira, 5 de junho de 2009

< Motos Elétricas >

Zero S Supermotard elétrica
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A americana Zero Motorcycles apresenta em sua gama de motocicletas — todas movidas a eletricidade — a primeira supermotard elétrica do mundo para rodar nas ruas: a Zero S.
Custando US$ 9.950 à vista nos Estados Unidos, a novidade elétrica pode se tornar uma boa opção de locomoção urbana para os americanos. Para isso atributos não lhe faltam.
Andar na cidade com a Zero S será uma tarefa agradável. A potência de 31 cv e a incrível cifra de torque de 8,62 kgfm são mais que suficientes para o ir-e-vir diário de uma motocicleta que pesa 102 quilos montada em um quadro de dupla trave de alumínio.
Para termos uma noção da força dessa moto elétrica, a superesportiva Suzuki GSX-R 750 com seus 150 cv de potência gera 8,8 kgfm de torque a 11.200 rpm. A tarefa de transmitir a força para a roda traseira é feita por corrente e o câmbio é do tipo sem embreagem e com uma única marcha.
A velocidade final divulgada pelo fabricante é de 60 milhas por hora, algo em torno dos 96 km/h. Para um veículo de proposta urbana os números estão mais que suficientes.
Garantindo a estabilidade da motard elétrica, rodas raiadas de 16 polegadas calçadas em pneus de perfil esportivo estão presentes na Zero S. Estes são de medidas generosas: 110/70-16 na roda dianteira e 140/70-16 na traseira.
Colaborando com os pneus as suspensões possuem receita tradicional de uma supermotard a gasolina, com garfo telescópico invertido na dianteira (203 mm de curso) e monoamortecedor na traseira (229 mm de curso).
A autonomia prometida é de quase 100 quilômetros, o que acaba não sendo uma marca ruim. E a recarga leva menos de quatro horas, com a moto ligada em uma tomada comum de 110 ou 220 volts.


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Novidade em motocicletas elétricas

A Blue Energy Co. Ltda., uma joint venture da Honda com outra gigante nipônica, a GS Yuasa, fabricante de baterias, iniciou no fim de abril a construção da primeira planta produtiva para trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de baterias de íon-lithium com foco nos veículos híbridos - que utilizam um motor de combustão interna e outro elétrico.
Esse tipo de bateria pode alimentar motores elétricos, como o utilizado no modelo conceito da marca, o scooter Numo de 50cc lançado em 2004. O híbrido Numo da Honda usa dois motores, um de combustão interna, dotado com sistema de injeção eletrônica programada; e outro elétrico, que fica na parte dianteira do veículo.
A Blue Energy deve começar a produzir baterias em meados de 2010, a mesma data em que eles pretendem dar início a produção de um veículo de duas rodas elétrico.
Logo, logo, os silenciosos e limpos veículos elétricos devem ser mais comuns em nossas ruas do que podemos imaginar hoje.

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